24 de julho de 2017

Arqueólogos acreditam ter descoberto o túmulo da mulher de Tutankamon



Um grupo de arqueólogos diz ter encontrado, no Vale dos Reis, em Luxor, o túmulo da famosa rainha Ankhesenamun, esposa de Tutankamon, o mais famoso faraó do Egito.

Segundo o arqueólogo Zahi Hawass, os especialistas examinaram o local entre fevereiro e maio com um radar, descobriram o que parece ser a entrada de um túmulo e quatro jazidas de fundação que estavam cheias de potes de cerâmica, restos de alimentos e ferramentas, um sinal inequívoco da construção de um túmulo nas proximidades.

“Temos certeza de que há um túmulo lá, mas não sabemos a quem pertence. Os antigos egípcios geralmente construíam quatro ou cinco jazidas sempre que começavam a construir um túmulo”, acrescentou o cientista ao Live Science.

Segundo o Live Science, o novo túmulo está localizado perto do túmulo do faraó Ay, que foi casado brevemente com Ankhesenamun e sucedeu a Tutankamon no trono.

Esta teoria, porém, é questionada por alguns estudiosos que dizem que Ay era realmente o avô materno de Ankhesenamun, e até sugerem que a rainha foi casada com o seu pai durante algum tempo.

Membro de longa data antiga realeza egípcia, Ankhesenamun foi a terceira de seis filhas do faraó Akhenaton e de Nefertiti. Casou-se com o seu meio-irmão Tutankamon quando tinha entre 8 a 10 anos e este tinha 13 anos, tendo governado entre 1332 e1327 aC.

Se confirmada, esta nova descoberta pode ajudar a desvendar o destino da esposa do rei mais famoso do Egito, visto que não há registos históricos depois do seu segundo casamento.

Zap.aeiou, 21 de Julho de 2017