15 de dezembro de 2009

Cabo Verde: Cidade Velha vai geminar-se com Lagos e Évora


Ribeira Grande de Santiago reforça relacionamento internacional

CIDADE VELHA VAI GEMINAR-SE COM LAGOS E ÉVORA

A assinatura do protocolo de geminação com Lagos chegou a estar previsto para 31 de Janeiro, Dia do Município da Ribeira Grande de Santiago. No entanto, será difícil que o acto ocorra nessa oportunidade, podendo ser adiado para Maio, no decorrer do Festival dos Descobrimentos, que serão nesse mês em Lagos

Cidade Velha, 14 Dezembro – Lagos será a terceira geminação firmada pela Cidade Velha. Segundo Liberal apurou, os trâmites necessários para esta geminação estão bastante adiantados, faltando a aprovação pelas Assembleias Municipais das duas autarquias. Lagos, no litoral algarvio, é uma das mais antigas municipalidades portuguesas com relacionamento com Cidade Velha, hoje Património da Humanidade: as relações foram estabelecidas há quatro anos, ainda na vigência da Comissão Instaladora do Município da Ribeira Grande de Santiago.


Desde então, as relações entre as duas Câmaras têm sido intensa, avançando agora para a geminação. De acordo com a informação obtida pelo nosso jornal, a assinatura deste protocolo de geminação chegou a estar previsto para 31 de Janeiro, Dia do Município da Ribeira Grande de Santiago. No entanto, será difícil que o acto ocorra nessa oportunidade, podendo ser adiado para Maio, no decorrer do Festival dos Descobrimentos, que serão nesse mês em Lagos, de onde há 550 anos partiram os navios de António da Noli e Diogo Gomes, os achadores do Arquipélago.

Também Évora virá a geminar-se no próximo ano com a Cidade Velha – a disposição nesse sentido já foi expressa pelos respectivos presidentes de Câmara, faltando gizar os necessários protocolos. Lagos e Évora seguem-se assim a Guimarães e Gorée na lista de geminações da Cidade Velha.

Nos últimos dias foram dados grandes passos para estas duas geminações, no âmbito de uma ampla ofensiva da Câmara da Ribeira Grande de Santiago junto de diversas autarquias portuguesas, contactos que podem trazer importantes ajudas para a resolução dos problemas da Cidade Velha.

Liberal, 14 Dezembro 2009