7 de dezembro de 2009

Portugal: Descoberto cemitério de escravos do século XVI


DESCOBERTO EM LAGOS (PORTUGAL) CEMITÉRIO DE ESCRAVOS DO SÉCULO XVI
Tratar-se-á de um dos primeiros achados deste tipo, que aponta para a circunstância dos escravos serem então sepultados em separado, por não lhes ser reconhecido identidade humana pelos escravocratas

Lagos, 7 de Dezembro – Um cemitério de escravos, datado do século XVI, foi descoberto em Lagos, cidade portuguesa situada no Algarve, foi descoberto quando se procedia a escavações destinadas à construção de um parque subterrâneo para a recolha de automóveis. O achado arqueológico está a ser estudado por investigadores da Universidade de Évora, sendo considerado de grande importância pelos peritos que o analisam.


De acordo com informações chegadas ao nosso jornal, a datação dos esqueletos de indivíduos reconhecidamente negróides deixa supor que se trata de indivíduos (“peças”, como nesse tempo eram referidos os escravos) que, oriundos da costa ocidental africana, terão passado pela Ribeira Grande de Santiago em eventual processo de ladinização.

Tratar-se-á de um dos primeiros achados deste tipo, que aponta para a circunstância dos escravos serem então sepultados em separado, por não lhes ser reconhecido identidade humana pelos escravocratas. A ser confirmada esta leitura é de supor que se tratará de uma prática generalizada nessa época, o que implicará a existência de outros cemitérios de escravos por identificar noutros pontos do mundo, inclusivamente na própria Cidade Velha, que, como se sabe, foi um importante entreposto do tráfico de escravos até ao século XVIII.

Liberal, 07 de Dezembro de 2009