1 de janeiro de 2010

Nampula: Polícia reforça protecção à residência de Dhlakama

Cidade de Nampula: Polícia reforça protecção à residência de Dhlakama

A Polícia da República de Moçambique (PRM) acaba de reforçar o seu dispositivo de segurança em frente à residência do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, na cidade de Nampula, visando a protecção desta individualidade.

Esta movimentação começou a se verificar na última segunda-feira, dia em que o Conselho Constitucional (CC) validou e proclamou os resultados das eleições de 28 de Outubro passado, que conferem derrota à Renamo e ao seu candidato presidencial.

Com efeito, um grupo de membros da PRM constituído por agentes da Policia de Protecção, da Força de Intervenção Rápida (FIR) e outros da Polícia de Trânsito, devidamente equipados, encontra-se estacionado defronte da casa de Afonso Dhlakama, visando a sua protecção.


Uma fonte do Comando provincial da PRM em Nampula disse que este reforço do contingente policial visa “evitar” qualquer tentativa de perturbação da ordem na sequência das manifestações projectadas pela Renamo.

Em reacção a esta medida da PRM, Afonso Dhlakama posicionou os seus próprios guardas em frente à sua residência. Agora o número destes agentes, de fardamento verde e fortemente armados, ultrapassa ao habitual.

Por outro lado, nos arredores da casa de Dhlakama, a Renamo posicionou outros homens, vestidos à paisana. Estes são comandados pelo deputado desta formação política na Assembleia da República e antigo guerrilheiro Simão Bute.

Questionado sobre esses factos, o porta-voz do Comando-Geral da PRM, Pedro Cossa, não deu nenhuma informação substancial, sobretudo em relação ao reforço do contingente policial em frente à residência de Dhlakama.

Cossa entende que a Polícia em Nampula está a patrulhar a área e não a residência de Dhlakama como se afirma e se esta reforçou o seu contingente é por ter verificado essa necessidade.

Em relação ao caso de Marínguè, Cossa disse não ter informação sobre a movimentação de agentes da Polícia, mas sim manifestação de alguns “indivíduos” da Renamo.

Ele disse que o Comando provincial da PRM em Sofala estava a monitorar a situação para ver se houve ou não casos de violência.

Maputo, Sexta-Feira, 1 de Janeiro de 2010:: Notícias