13 de janeiro de 2010

Os Beatles à conquista da América


Os Beatles à conquista da América

Em Janeiro de 1964 começou o que veio a chamar-se nos Estados Unidos "a invasão britânica". Palavras de guerra para descrever a chegada triunfante do pop-rock inglês dos anos 60 ao outro lado do Atlântico, cujo primeiro triunfo veio pela mão dos Beatles: o quarteto de Liverpool chegou, viu e venceu.

As editoras americanas tinham hesitado em lançar nos Estados Unidos os primeiros trabalhos da banda - uma hesitação justificada também pelo visual dos Beatles, cujo penteado fazia torcer o nariz aos promotores americanos. As coisas mudaram quando, em Dezembro de 1963, o jornalista Walter Kronkite apresentou na CBS uma reportagem sobre a beatlemania no Reino Unido. Dias depois, um programa de rádio transmitiu pela primeira vez "I want to hold hand", despertando a atenção do público americano, e as editoras foram obrigadas a dar resposta: a Capitol lançou apressadamente o álbum, com saída prevista para algumas semanas mais tarde.

Em Fevereiro, os Beatles desembarcaram no aeroporto de J.F Kennedy, onde eram esperados por quatro mil fãs. "I want to hold your hand" tinha vendido, em duas semanas, mais de 2 milhões de cópias. A participação dos "Fab Four" no famoso Ed Sullivan Show, a 9 de Fevereiro, foi vista por 73 milhões de americanos.

O sucesso dos Beatles abriu portas a outras bandas inglesas, como os Rolling Stones. E os penteados da juventude americana, e de toda a geração de 60, nunca mais foram os mesmos.

13 de Janeiro de 2010