24 de janeiro de 2010

Wazimbo é um clássico da música moçambicana


Wazimbo é um clássico da música moçambicana

O músico moçambicano Humberto Benfica, ou simplesmente Wazimbo como é popularmente conhecido, foi o convidado desta semana da “Noite de Abraços” que teve lugar no Restaurante Sheik, na capital do país. Foi uma noite em que amigos e admiradores do cantor tiveram a oportunidade de conhecer as origens do músico, bem como tirar algumas dúvidas sobre as letras dos temas interpretados por Wazimbo.

Coube a Aurélio Le Bon, antigo promotor musical, fazer a “declaração de amor” por Wazimbo, tendo na ocasião dito que “Wazimbo é um clássico da música moçambicana e enquadra-se no grupo de artistas como Fany Mpfumo, o rei da marrabenta”.

A caminho dos 62 anos, Wazimbo explicou a origem do seu nome artístico, tendo dito que acabou adoptando-o na infância numa brincadeira de amigos. “Fomos ver um filme japonês e no final ficamos atentos à ficha técnica, tendo escolhido para mim o nome de Wazimbo e o Hortênsio Langa escolheu o nome de Totanka Mink, mas acabou não adoptando-o como a sua identificação no mundo artístico”.

Vários depoimentos sobre a vida e carreira de Wazimbo foram apresentados nesta “Noite de Abraços”, destacando-se o do guitarrista e cantor Hortênsio Langa que é amigo de Humberto Benfica desde os sete anos. “Há mais de 40 anos que partilho os mesmos palcos com Wazimbo que sempre foi uma pessoa humilde e soube conviver com a fama como cantor, sendo por isso que até hoje as suas músicas são adoradas em Moçambique e pelo mundo”, disse Hortênsio Langa que já gravou vários temas com o homenageado tendo ambos prometido “gravar uma música nova este ano”.

No final do evento, Pedro Muiambo, organizador desta iniciativa anunciou que o próximo convidado da “Noite de Abraços” será o escritor moçambicano Eduardo White.

Alfredo Lituri



Sapo MZ, 24 de Janeiro de 2010