13 de fevereiro de 2012

O Museu do Prado, em Madrid, anunciou a descoberta de outra “Mona Lisa”


Considerada a copia mais antiga e pintada pelo pupilo de Leonardo da Vinci.

O Museu do Prado, em Madrid, anunciou a descoberta de uma cópia do famoso quadro de Leonardo da Vinci, “Mona Lisa”, que terá sido pintado na mesma altura que o original, por um dos pupilos preferidos do pintor, Andrea Salai (amante de Leonardo) ou Francesco Melzi. Esta, segundo a “Ipsilon”, é a cópia mais antiga de sempre da obra de arte.

Segundo o “The Art Newspaper”, este quadro agora descoberto terá sido pintado lado a lado com Leonardo da Vinci, no seu próprio estúdio. Ao que tudo indica, o pupilo do mestre renascentista foi pintando a obra à medida que Leonardo da Vinci pintava o seu trabalho. Este facto dá assim novas luzes não só sobre o enigmático quadro, como também sobre a forma de trabalhar nos estúdios dos reconhecidos artistas.

O mau estado de conservação da obra - há muitos anos guardada nos armazéns do museu espanhol - escondia os verdadeiros traços da pintura, razão pela qual o Prado nunca deu especial importância, apontando o quadro como mais uma cópia banal da obra-prima de Leonardo da Vinci, exposta em Paris, no Museu do Louvre.

Desde sempre que existem numerosas réplicas da obra de Leonardo da Vinci. dos séculos XVI e XVII são conhecidas dezenas de exemplares e, por isso, nunca foi dada importância à copia de Madrid. Sabia-se que tinha sido pintada muito cedo, mas a ausência de fundo fez com que a obra nunca fosse verdadeiramente considerada.

A descoberta bombástica aconteceu depois de uma grande intervenção de restauro na obra, que recuperou os traços e as cores originais, provando que o que aparentemente era uma cópia feita depois da morte do mestre do renascimento é, afinal, um quadro pintado por um dos seguidores preferidos de Leonardo da Vinci. Incrivelmente, antes do restauro, a obra aparentava ter um fundo negro, mas depois da intervenção dos peritos de conservação, a obra ganhou um fundo em tudo idêntico ao quadro original.

Tanto os investigadores do Museu do Prado como do Museu do Louvre já confirmaram a autenticidade desta obra, considerando a descoberta uma das mais importantes de sempre da história da arte.
Com esta revelação, surgem agora novas teorias sobre a icónica musa de sorriso enigmático de Leonardo da Vinci, uma vez que a obra original está exposta ao público em Paris sob grande protecção. Contrastando com os traços mais amarelados, marcas da passagem do tempo, a réplica da Mona Lisa mostra, agora, uma modelo aparentemente mais jovem.


Redação do Jornal O País
Sexta, 03 Fevereiro 2012