5 de março de 2013

Isabel dos Santos na lista dos mais ricos do mundo



Isabel dos Santos entra pela primeira vez na lista dos mais ricos do mundo

Isabel dos Santos entrou pela primeira vez, em 2012, na lista das personalidades mais ricas do mundo, elaborada pela revista Forbes, com uma fortuna avaliada em 2 mil milhões de dólares.

A empresária é a primeira multimilionária de Angola e a mulher mais rica de África, de acordo com a lista 'The World's Billionaires 2013', hoje divulgada pela Forbes.

O primeiro negócio da filha mais velha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, foi um restaurante chamado Miami Beach, que inaugurou em Luanda, em 1997, quando tinha 24 anos.

Aos 40, Isabel dos Santos detém participações em várias empresas em Angola e em Portugal, sendo o seu maior activo os 25% que detém na Unitel, uma das duas redes de comunicações de telefone em Angola, em que tem também um lugar na administração.

A nível nacional, Isabel dos Santos faz parte do conselho de administração do Banco Bic, onde detém uma participação de 25%, e, em Portugal, detém quase 15% da Zon Multimédia e pouco menos de 20% do BPI.

"Apesar de os seus representantes negarem que as suas 'holdings' tenham qualquer ligação ao seu pai, investigações em Angola mostram que o presidente [Eduardo] dos Santos transferiu ações em várias companhias para a sua filha", escreve a revista Forbes.

A lista das personalidades mais ricas do mundo bateu, em 2012, vários recordes: dos 1.426 nomes que compõem o 'ranking', 210 integram-no pela primeira vez e, no global, detêm uma fortuna de 5,4 biliões de dólares, um valor que, em 2011, foi de 4,6 biliões.

Os Estados Unidos continuam a liderar, com 442 multimilionários a integrar o grupo, seguindo-se a Ásia-Pacífico (386), a Europa (366), as Américas (129) e o Médio Oriente e África (103).

Lusa

4 de Março de 2013