24 de agosto de 2009

Moçambique: Quelimane em acelerada degradação física e moral (Manuel de Araújo)





Canal de Opinião : Por Manuel de Araújo, de Londres, 67 anos da cidade Quelimane em acelerada degradação física e moral (*) Londres (Canalmoz) - Está de parabéns a cidade dos meus sonhos, que hoje celebra mais um aniversario! Infelizmente, este ano não poderei estar presente para, com os citadinos, celebrar esta data! Recentemente estive em Quelimane e pude verificar, “in loco”, a degradação física e moral da nossa cidade! As ex-avenidas, hoje são autênticas piscinas municipais! Os passeios, esses viraram canteiros onde se plantam batatas! Semáforos, esses há anos que pediram férias sem vencimentos! OS MACHIMBOMBOS, ESSES REPOUSAM SEU ETERNO SONO E FORAM MUNICIPALMENTE SUBSTITUIDOS PELOS TXOVA XITA DUMA E TAXIS DE BICICLETA! Entroncamentos? Esses viraram barracas chinesas! Até para tirar uma foto, importamos chineses que fazem concorrência ao amigo Teshin e a Foto Quelimane, nossas referências históricas. A antiga Catedral , essa repousa esquecida, nas margens dos bons sinais! E a nova? A entrada virou um autêntico campeonato de buracos! O ano passado, em vésperas das eleições autárquicas, o governo ofereceu machimbombos! Perguntei ao amigo Zefanias onde andavam os machimbombos! Respondeu-me boquiaberto e triste! Estão parados! Parados? Indaguei indignado!! Sim, respondeu-me! Porquê? Porque não há estradas! Onde foram as estradas? Estão de férias! Calei-me, uma lágrima no canto do olho teimou em seguir as leis da física, provando que, de facto, a gravidade existe! O único senão foi a transformação do meu Coalane em Universidade Pedagógica, apesar de o edifício pertencer aos padres! Também fiquei feliz ao saber que ali ao lado da residência do saudoso velho Magalhães, foi erguida uma Escola Secundária! Contudo, apesar da distância, fica-me um nó na garganta. A pergunta que fica é e simples: O que e que estamos a celebrar? Alguém pomposamente me dirá que estamos a celebrar a elevação de Quelimane à categoria de Cidade. Certo, mas o que é uma cidade? Será que hoje Quelimane merece ser chamada de Cidade? Uma urbe sem estradas, sem passeios, sem sinalização, sem urbanidade, pode ainda ser chamada de cidade? Não teremos despromovido a nossa bela capital à categoria de Vila? Quem salva a nossa bela capital? Estas são as questões que deixo para reflexão! A única promessa que poderei fazer à terra que me viu nascer é simples: dedicarei mais atenção a ti querida cidade! E a prenda que tenho para ti é um artigo do meu amigo Jocas Achar, publicado no Jornal Noticias, na sua edição de Segunda-feira passada! Não consegui mais, apenas o suficiente para mostrar que não te esqueci! Mas continuarei a percorrer o mundo, para que um dia, voltes à categoria de Cidade! Isso sim, prometo-te!! E um dia voltarás a ser o PEQUENO BRASIL! BELA, ESTONTEANTE, FORMOSA, CINTILANTE! Aqui ficam os meus parabéns à esta cidade esquecida, abandonada pelos seus filhos, a quem deu luz! Abandonada por aqueles que juraram acarinhá-la! Abandonada por aqueles que, não sendo seus filhos, nela residem! ABANDONADA POR AQUELES QUE A USAM E ABUSAM! (Manuel de Araujo) (*) O título do texto é da responsabilidade da redacção do Canalmoz. O texto é publicado com a autorização expressa do seu autor, e foi retirado do blog www.manueldearaujo.blogspot.com 2009-08-24