Tasha de Vasconcelos nomeada embaixadora para a luta contra a pobreza
A supermodelo esteve em Moçambique e vai apoiar e desenvolver o "Colégio Infantil"
A nomeação foi conferida pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.
Tasha de Vasconcelos, a supermodelo portuguesa que nasceu em Moçambique, filha de um português e de uma britânica, é a nova embaixadora da Comissão Europeia para a luta contra a pobreza. Foi a própria modelo quem anunciou à comunicação social o seu novo título, ligado à luta contra a fome, pobreza e exclusão social.
A nomeação foi conferida pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso. “Espero sensibilizar os Estados-membros a continuarem os seus compromissos com os países em desenvolvimento”, afirmou a modelo, além de que “quando sabemos que a Europa tem 79 milhões de pessoas a viverem abaixo da linha da pobreza, precisamos de agir imediatamente”.
A nomeação acontece depois de participar em missões especiais da fundação Nelson Mandela e da UNICEF (onde é embaixadora da boa-vontade), além de ter trabalhado em Moçambique numa campanha contra o HIV.
É o espírito humanitário que a define, daí que, em 2006, criou a sua própria fundação, a Aide Mondiale Orphelins Réconfort (AMOR), que quer dizer ajuda mundial e reconforto de órfãos, em português, com a colaboração do Príncipe Alberto do Mónaco.
Recentemente, a supermodelo esteve em Moçambique, onde já identificou uma nova missão para a fundação AMOR: desenvolver e apoiar o Colégio Infantil, um orfanato que toma conta de oitenta crianças.
O País, 16 de Março de 2010