4 de março de 2010

Sete Maravilhas de Cabo Verde: Cidade Velha e Baía do Porto Grande


Sete Maravilhas de Cabo Verde: Cidade Velha e Baía do Porto Grande entre os eleitos

Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade, e a Baía do Porto Grande no Mindelo, serão alguns dos nomes que constarão na lista para eleição das Sete Maravilhas de Cabo Verde, uma iniciativa do Governo que pretende resgatar o que há de melhor no património cultural, artístico e turístico do país.

Esta indicação foi dada por Carlos Ferreira, da Direcção-geral do Turismo de Cabo Verde, em conversa com o Sapo CV.

As salinas de Sal Rei na ilha do Sal, a réplica da Torre de Belém em S. Vicente, a vila da Ribeira Brava em S. Nicolau, a morna, o funaná, também poderão fazer parte da lista para a eleição das sete maravilhas do arquipélago.

Carlos Ferreira não quis avançar nomes em concreto, até porque ainda nada foi decidido mas não põe de parte a inclusão de artistas que têm sido autênticos embaixadores da cultura cabo-verdiana no estrangeiro, como são o caso de Cesária Évora, Ferro Gaita, entre outros.

Esta iniciativa visa promover a riqueza cultural e paisagística de Cabo Verde junto dos cabo-verdianos mas também a nível internacional, de forma a aumentar a promoção do turismo no estrangeiro, centrado numa imagem de marca diferente daquilo que tem sido veiculado pelos operadores turísticos.

Neste momento a Direcção-geral do Turismo está a fazer o levantamento de tudo aquilo que tem sido usado para promover Cabo Verde no exterior.

Depois da escolha das sete maravilhas, haverá uma reformulação da imagem do arquipélago que será mais tarde promovida tanto internamente como no estrangeiro.

Em Abril está previsto a realização de um fórum de discussão para a elaboração do projecto, apresentar a lista de nomes que mais tarde será engrossada pelas sugestões dos cabo-verdianos que poderão votar nomes propostos e ainda sugerir outros.

A Direcção-geral do Turismo conta com a participação dos cabo-verdianos residentes mas também da diáspora para levar avante esta iniciativa.

Evandro Delgado
Sapo CV, 03 de Março de 2010