27 de abril de 2009

Jushua Manhiça: O punk da Baixa de Maputo - Estilo/Penteado "Bispo"

O punk da Baixa - Estilo/Penteado - Bispo Estilo/Penteado – Bispo “Sou o Jushua Manhiça, tenho 29 anos e sou da província de Gaza. Não me esqueço daquela noite em que eu, o meu avô, os meus irmãos e os meus primos, regressávamos do mato e uma cobra mordeu-me a perna direita. Depois, para além da forte chuva, da ventania e dos relâmpagos que cruzavam o céu, não me lembro de muito mais. Era muito pequeno. Devia ter para aí oito anos. Era ainda o tempo dos bandidos armados [Renamo/guerra civil]. Depois, antes que eu desaparecesse, fizeram desaparecer a minha perna." "Em 1996 vim para Maputo. Há muito anos que passo o dia todo aqui, na Baixa. Chego por volta das oito e nunca regresso a casa antes das 17,00 horas. Todos me conhecem. Guardo carros, tenho amigos que me ajudam, os turistas também me dão qualquer coisa quando me fotografam. Mas atenção: cada style tem o seu valor. Faço esta cena dos penteados porque gosto. Faço isto [o penteado] sozinho em casa logo que acordo por volta das quatro da madrugada." "Às vezes demoro muito tempo e não me despacho do espelho antes das seis horas. É preciso ter muita paciência. Muitas vezes o cabelo está grande demais e não sai como eu quero. Agora, por exemplo, já sinto que devia cortar. Este penteado chama-se Bispo, porque faz lembrar o chapéu de um bispo [mitra]. Demorou cerca de 45 minutos a ser feito.” . A armação é feita com gel e gold que é um produto para colar o cabelo. "Às vezes o gajo [cabelo] inclina-se e tem de se acertar. Dá maningue trabalho. A tinta chama-se colour. As tintas compro com o dinheiro que me dão quando me tiram fotografias. Agora estou para assinar um contracto com umas pessoas de uma revista brasileira. Vamos ver o que dá.” Cristóvão Vaz SapoMZ, 27 de Abril de 2009